Minha senha foi roubada, e agora?

 

É desesperador ter as chaves de casa levadas por um ladrão, assim como ter as suas senhas eletrônicas roubadas. Não importa quais sejam, desde os códigos que dão acesso às redes sociais, até aqueles que entram em sua conta do banco online. Qualquer que seja o caso, dá um frio na espinha só de imaginar.

 

Separamos para você alguns passos que você precisar tomar quando sua senha for roubada, veja abaixo:

 

Passo 1  Troca de senha

A primeira atitude a tomar, assim que desconfiar do roubo, é trocar a senha imediatamente de todos seus serviços conosco e suas contas de emails. Crie uma senha forte e não a compartilhe com ninguém.

 

Passo 2 Mantenha suas aplicações web e websites sempre atualizados

Aplicações Web, Websites e Scripts desatualizados podem acarretar em diversos tipos de problema, a grande maioria dos problemas é envio de SPAM e a infecção de arquivos, comprometendo toda sua programação. Por este motivo, mantenha todo seu parque programático atualizado, utilize sempre a versão atual do PHP.

 

Passo 3 Mantenha seu antivírus sempre atualizado

Um antivírus desatualizado, poderá deixar as portas abertas para os mais diversos tipos de vírus/worms te atacar, eles podem roubar senhas de FTP, emails, cartões, acessos bancários e outros…

Por este motivo, sempre mantenha um antivírus atualizado e faça verificações com regularmente em seu computador/dispositivo.

 

Passo 4 Mantenha seu navegador web e extensões sempre atualizados

Se você instalou qualquer extensão de terceiros, você deve mantê-las atualizadas assim como mantém o seu navegador web. Muitas vezes os usuários negligenciam este fato e extensões desatualizadas se tornam alvos fáceis de intrusos.

 

Passo 5 Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado

Uma das formas eficientes de se proteger, mesmo antes de comprarmos soluções especializadas como antivírus, firewalls etc. É a atualização do sistema operacional, disponibilizada pelo próprio fabricante. A frequente atualização do sistema operacional impede que softwares maliciosos se alojem no sistema sem nossa permissão e o que é pior muitas vezes sem nosso conhecimento.

Imagine o prejuízo que pode causar ter seu sistema parado várias horas por causa de um simples vírus, essa situação pode ser ainda pior, quando as informações vitais da empresa são destruídas de forma irreparável e um cenário ainda pior quando não se possui uma cópia de segurança (backup) das informações.
Os vírus e outros malwares (softwares mal intencionados) são responsáveis por grandes prejuízos entre empresas que possuem suas informações armazenadas em meios digitais, muitas vezes, prejuízos causados por este motivo nem chegam a ser divulgados pois poderia acarretar uma perda de confiança por parte dos clientes.

 

Se você utiliza Windows, veja como é fácil manter ele sempre atualizado, clique aqui.

 

Passo 6 Mantenha o Java sempre atualizado

A atualização do Java contém aprimoramentos importantes para melhorar o desempenho, a estabilidade e a segurança das aplicações Java executadas na sua máquina, e ao atualizar você ajuda a manter as aplicações sempre funcionando, além do que, o seu acesso ao internet banking será mais seguro.

 

Passo 7 Mantenha-se prevenido

Fique alerta ao compartilhar detalhes pessoais, especialmente nas redes sociais. E procure estar sempre atualizado sobre os golpes. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será detectar as tentativas de invasão.

 

Não preencha cadastros em tudo quanto é site, verifique se são realmente necessários esses dados para o que você pretende fazer naquela página.E sempre verifique se está navegando em um ambiente seguro.

 

Proteja seu computador e seus dispositivos móveis com softwares de segurança contra vírus, spyware e navegação em endereços maliciosos. Além disso, assegure-se de usar um firewall para bloquear o acesso não autorizado ao seu computador ou rede.

 

Evite realizar transações financeiras ou muito pessoais em redes de wi-fi públicas e computadores compartilhados. Ambos não são ambientes seguros, prefira navegar nesses sites quando estiver em sua casa.

 

E ai, gostou das dicas? Tem dúvidas? Mande para nós sua sugestão, comente, compartilhe!

 

 

Minas Online já escreveu 575 artigos

Deixe seu comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios *

Nos comentários você poderá utilizar essas marcações: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>