O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP e utiliza o banco de dados MySQL para guardar as informações. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger.
No entanto, o WordPress não é somente para você criar blogs, também é possível desenvolver sites de tipo comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos.
História do WordPress
Desde o inicio do projeto do WordPress, o lema foi: qualidade em sua interface, padrões web e usabilidade. Seus principais pilares são:
- Simplicidade – Um sistema simples, para que o usuário pudesse de forma rápida, alterar texto, imagens e vídeos
- Versões atualizadas – O WordPress até hoje mantém constante atualizações de sua plataforma, mantendo-a sempre atualizada, corrigida e estável
O WordPress foi criado por Matt Mullenweg e Mike Little em 2003. Posteriormente Matt e Mike publicaram um artigo de lançamento do WordPress que está disponível até hoje.
Ao longo do tempo, o WordPress foi passado por constantes modificações e atualizações. Estas não foram apenas na ferramenta para deixa-la estável e segura, mas sim em layout, funcionalidades e um novo visual.
Veja abaixo as imagens de como era o WordPress, desde a sua versão 1.0, até a versão atual 4.8.3:
WordPress em sua versão 1.0
WordPress em sua versão 2.0
WordPress em sua versão 3.0
WordPress em sua versão 4.0
Qual a diferença do WordPress.org e WordPress.com?
É muito comum a confusão entre os 2, vamos abaixo resumir sobre o que é cada um:
WordPress.org
É um repositório de desenvolvimento do WordPress, aonde é possível fazer o download mais atualizado da ferramenta. Nesta versão você poderá personalizar classes e funções do WordPress, além de instalar os mais diversos plugins.
WordPress.com
Através do WordPress.com é possível criar blogs com endereço (seublog.wordpress.com) ou utilizar o próprio domínio (exemplo.com.br) hospedando o site no WordPress.com.
Apesar de ser gratuito, este serviço possui algumas limitações, como por exemplo, escolher apenas alguns temas e incluir no rodapé o texto “Hospede seu blog com WordPress.com” e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.
Conclusão
O WordPress foi criado inicialmente para ser um CMS voltado para Blogs, no entanto, com o passar do tempo e com o apoio da comunidade, o WordPress ganhou uma grande fatia no mercado de criação de sites e hoje é o CMS mais utilizado para sites, portais de conteúdo, comercio eletrônico e até mesmo para criações de sistemas.