Como resolver o “Erro Interno” ao conectar na Área de Trabalho Remota do Windows?

Eventualmente você poderá se deparar com um erro interno ao tentar acessar a área de trabalho remota de um servidor ou computador com sistema operacional Windows.

“Erro interno” ao tentar acessar um servidor windows usando a Conexão de Área de Trabalho Remota

Ao pesquisar essa erro na internet, você irá encontrar algumas postagens orientando a instalar um hotfix distribuído pela Microsoft, em outras postagens orientando a redefinir aos configurações de rede, orientações sobre incompatibilidade de certificados SSL / TLS e outras orientações.

O interessante é que em todas as postagens você encontra dezenas de pessoas relatando que, mesmo após realizar todos os procedimentos, o problema persiste!

Ao me deparar com esse erro interno ao tentar acessar a área de trabalho remota de um servidor windows nosso eu iniciei uma pesquisa do que estava causando o problema. Fiz a análise dos logs do windows porém sem indicação do que estava causando o problema e apliquei as orientações indicadas pela Microsoft sem solução do problema.

Ao continuar a pesquisa,me deparei com a seguinte situação ao consultar as conexões que estavam sendo direcionadas para a porta do serviço que atende a Área de Trabalho Remota do nosso servidor:

Resultado do comando “netstat -an | findstr {porta}” antes da criação da regra do firewall

Eu já não utiliza a porta padrão (3389) de conexão à área de trabalho remota porém mesmo assim estou sofrendo ataque de força bruta nela. A consequência desse ataque é o erro interno que nos deparamos eventualmente, causando a negação de acesso ao serviço.

Depois de criar uma regra no firewall do servidor windows impedindo o acesso a porta do serviço de conexão remota à área de trabalho o problema será resolvido e você passará a visualizar apenas o seu IP acessando a porta do serviço:

Resultado do comando “netstat -an | findstr {porta}” após a criação da regra no firewall

Espero que tenha ajudado você a resolver o seu problema! Deixe seu comentário caso o problema tenha sido resolvido ou sua dica do que estava causando o erro interno para você.

Bruno de Lima Costa já escreveu 6 artigos

10 comentários em “Como resolver o “Erro Interno” ao conectar na Área de Trabalho Remota do Windows?

    1. Diniz,

      Recomendo que você suba um bloqueio no firewall do Windows (ou no seu firewall físico, se possuir) bloqueando o acesso à porta utilizada pelo seu RDP apenas para um IP confiável (é preciso que você tenha um IP fixo ou tenha acesso a mudança dessa regra do firewall por outra porta, caso seu IP seja dinâmico).

      Abraço!

      1. Bernardo escreveu:

        Boa tarde Bruno, estou tendo esse problema de erro interno, porem sou meio leigo para inserir no firewall. poderia orientar melhor em qual tela entrar e como inserir o ip mais detalhado por favor. Muito obrigado pela ajuda 🙂

          1. Bernardo,

            Você deverá logar no terminal do servidor, clicar no ícone do Windows à esquerda e pesquisar por Windows Firewall with Advanced Security. Dentro dessa opção, na aba Inbound Rules você irá criar a regra de entrada para a porta que roda o seu serviço de acesso remoto (a porta padrão é 3389 porém o ataque normalmente ocorre por conta disso). Você tem duas opções, primeiro trocar a porta para outra aleatória (isso irá proteger você por algum tempo de ataques até que ela seja descoberta) ou fechar todo o acesso para a porta 3389 e liberar apenas para um IP ou faixa de IP (certifique-se que o seu IP seja fixo e não troque com frequência senão você terá problemas – se for um servidor local, dentro da sua empresa, não terá problema pois se precisar basta ir fisicamente até o servidor e logar).

            Boa sorte! Abraço, Bruno.

Deixe seu comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios *

Nos comentários você poderá utilizar essas marcações: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>