Como resolver o “Erro Interno” ao conectar na Área de Trabalho Remota do Windows?

Eventualmente você poderá se deparar com um erro interno ao tentar acessar a área de trabalho remota de um servidor ou computador com sistema operacional Windows.

“Erro interno” ao tentar acessar um servidor windows usando a Conexão de Área de Trabalho Remota

Ao pesquisar essa erro na internet, você irá encontrar algumas postagens orientando a instalar um hotfix distribuído pela Microsoft, em outras postagens orientando a redefinir aos configurações de rede, orientações sobre incompatibilidade de certificados SSL / TLS e outras orientações.

O interessante é que em todas as postagens você encontra dezenas de pessoas relatando que, mesmo após realizar todos os procedimentos, o problema persiste!

Ao me deparar com esse erro interno ao tentar acessar a área de trabalho remota de um servidor windows nosso eu iniciei uma pesquisa do que estava causando o problema. Fiz a análise dos logs do windows porém sem indicação do que estava causando o problema e apliquei as orientações indicadas pela Microsoft sem solução do problema.

Ao continuar a pesquisa,me deparei com a seguinte situação ao consultar as conexões que estavam sendo direcionadas para a porta do serviço que atende a Área de Trabalho Remota do nosso servidor:

Resultado do comando “netstat -an | findstr {porta}” antes da criação da regra do firewall

Eu já não utiliza a porta padrão (3389) de conexão à área de trabalho remota porém mesmo assim estou sofrendo ataque de força bruta nela. A consequência desse ataque é o erro interno que nos deparamos eventualmente, causando a negação de acesso ao serviço.

Depois de criar uma regra no firewall do servidor windows impedindo o acesso a porta do serviço de conexão remota à área de trabalho o problema será resolvido e você passará a visualizar apenas o seu IP acessando a porta do serviço:

Resultado do comando “netstat -an | findstr {porta}” após a criação da regra no firewall

Espero que tenha ajudado você a resolver o seu problema! Deixe seu comentário caso o problema tenha sido resolvido ou sua dica do que estava causando o erro interno para você.

Bruno de Lima Costa já escreveu 6 artigos

Deixe seu comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios *

Nos comentários você poderá utilizar essas marcações: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>